Por incrível que pareça, este termo ainda é pouco conhecido por alguns
profissionais de marketing mais tradicionais. Em grandes empresas já é
algo muito mais comum, mas quando lidamos com pequenas e médias podemos
ver que nem todos os profissionais estão familiarizados com o tema.
Somente
para colocar todos na mesma página, Automação de Marketing significa se
utilizar de ferramentas que melhoram a qualificação de um lead dentro
de uma campanha, ou seja, enviar um email marketing para uma pessoa e
ela ter clicado em um call to action , não significa que ela está pronta
para ser contactada pelo time de vendas. Talvez ela tivesse interesse
em um documento específico, mas não na solução ou serviço que a empresa
estava oferecendo por trás daquele email. Para exemplificar imagine um
jogo de futebol, não é porque o seu time fez 1x0 aos 10 min do primeiro
tempo que ele irá ganhar o jogo. Existe uma probabilidade disso
acontecer? Claro, mas seria melhor esperar que ele fizesse 2, 3 ou até 4
gols para fazer esta afirmação, pois quanto mais gols, mais madura a
vitória fica.
Adotar um sistema de automação de marketing irá
simplificar o processo de vendas como um todo. Assumindo que marketing
irá nutrir os leads até que eles amadureçam e estejam prontos para serem
contactados por algum representante de nossa empresa, poupamos tempo,
esforços, dinheiro e, o principal, dor de cabeça com as reclamações de
que nossos leads são pouco qualificados. Um scoring model bem feito faz
milagres!
Obviamente o número de geração de leads vai cair
bastante, mas certamente o número de conversões irá crescer
absurdamente. Muito melhor garantir ao vendedor que de cada 10 leads
gerados ele terá uma boa probabilidade de abrir oportunidades em 3, do
que entregá-lo 100 para o mesmo número de oportunidades.
Minha
ideia não é promover nenhum fornecedor ou ferramenta específica, mas
simplesmente chamar a atenção para o tema, que mesmo não sendo tão
recente, ainda não é utilizado como deveria pelos profissionais de
marketing.
Caso ainda não seja uma realidade para você, minha
recomendação é correr e procurar uma ferramenta ou empresa que possa
auxiliar na implementação e execução desta estratégia. Exige
investimento, mas em um curto prazo de tempo os resultados serão
notáveis!
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